Testamento: você sabe o que é? Por Rodrigo A. Krieck

Compartilhe este post

Testamento: você sabe o que é? Por Rodrigo A. Krieck

Como sempre orientamos, um bom planejamento evita muita dor de cabeça no futuro e quando o assunto é morte de alguém, ele se torna delicado, porém, planejar isso não tem tabu nenhum, afinal, todos teremos esse destino.

Com base nisso, gostaria de demostrar o que realmente é o testamento e como você pode realizá-lo para ter validade.

É importante esclarecer que o testamento é um ato revogável pelo qual alguém dispõe totalmente ou apenas parte do seu patrimônio para depois de sua morte. Caso o testador resolva alterar qualquer disposição do testamento, pode fazer quantas vezes quiser.

O testamento é a manifestação de última vontade do testador e seus efeitos somente serão produzidos após a sua morte.

O testamento pode ser realizado por qualquer pessoa maior de 16 anos que esteja em plena capacidade e condições de expressar sua vontade.

O testamento pode ter inúmeras finalidades, vou listar aqui 5 exemplos: 1. Determinar exatamente quais bens serão destinados à quais herdeiros; 2. Determinar bens ou valores para amigos ou entidades, que não faria parte do inventário; 3. Destinar bens a companheiro ou companheira em relação de união estável, evitando futuras discussões; 4. Declarar reconhecimento de um filho de outra relação; 5. Dispor de alguma vontade específica para último ato após a morte.

Viu só, o testamento evita muitas discussões após a morte de alguém e principalmente quando se entra na discussão sobre a sucessão patrimonial e, por isso, ele é tão importante. No Brasil o testamento sempre foi um tabu, apesar de que nesse último ano houve uma alta de 134% entre maio e abril com o mesmo comparativo ao ano de 2019.

É muito importante que a pessoa que queira fazer um testamento seja assessorada por um profissional capacitado para elaborar os termos do documento, pois existem regras na Lei que caso não sejam observadas, podem invalidá-lo.

Gostou? Ajuda a gente a espalhar o conhecimento e encaminhe esse artigo para aquele seu amigo ou familiar que precisa colocar o planejamento em prática. Para maiores informações, entre em contato conosco através de nossos canais oficiais.

Compartilhe este post

Menu
Open chat
FALE COM UM ESPECIALISTA
Estamos On-line!