Compartilhe este post

O “Smart Contract” ou o contrato inteligente são espécies de contratos que são utilizados para executar transações ou operações automaticamente, sem a necessidade de uma empresa, governo ou entidade para intermediar.

Com o avanço cada vez maior da tecnologia, essa espécie de contrato vem sendo cada vez mais utilizada, uma vez que se trata de um contrato inteiramente digital e auto executável.

Da mesma forma que um contrato tradicional onde se estabelece, obrigações, benefícios e penalidades as partes nas mais diversas circunstâncias, o Smat Contract também definirá só que ao contrário de um contrato totalmente escrito, este será um contrato digital autoexecutável e redigido através de uma linguagem de programação.

Onde esse contrato é utilizado? Algumas novas plataformas passaram a permitir que desenvolvedores criassem seus próprios códigos autoexecutáveis, aumentando o leque de opções e o uso em potencial dos contratos. Ele foi criado principalmente para uso exclusivo em transações de criptomoedas, sendo que hoje em dia pode ser utilizado nos mais variados tipos de negócios.

Resumidamente, falamos aqui de contratos que utilizam algoritmos, módulos e linguagem de programação, de fato o smart contract não pode ser perdido ou adulterado e é autoexecutável. Ou seja, ele garante a segurança da operação, usando para isso uma tecnologia chamada Blockchain.

Somente quando a obrigação de determinada parte do contrato é cumprida e verificada pelos códigos inseridos no sistema que determinado ativo é liberado, como por exemplo um pagamento ao fornecedor.

Além disso, é impossível realizar a fraude ou alteração de cláusulas dos smart contracts o que torna muito mais seguro e pode ser amplamente utilizada para as mais diversas espécies de transações.

Compartilhe este post

Menu
Open chat
FALE COM UM ESPECIALISTA
Estamos On-line!