Ter um contrato de prestação de serviço é essencial para qualquer profissional que seja um prestador de serviço, seja qual área for.
O tema de hoje é o contrato para arquitetos. Você, arquiteto(a), tem ciência da importância de um contrato bem elaborado?
Como qualquer contrato, ele expressa a vontade das partes. De um lado há o cliente que contrata os serviços do profissional para realizar o projeto dos sonhos com diversas exigências e de outro o profissional que se obriga a realizá-lo, na forma e tempo contratada.
Assim, nele deve ser previsto toda a relação contratual como, por exemplo, projeto arquitetônico, etapas, execução, possibilidade de alterações do projeto, quantidade de alterações, prazos, forma de pagamento, consequências em caso de inadimplemento, proteção aos direitos autorais, entre outros.
Vale ressaltar que como em qualquer contrato, ele deve ser escrito de forma fácil, descomplicada, com linguagem acessível, de modo a evitar inconvenientes e facilitar a vida dos contratantes, contudo, deve seguir algumas formalidades e estar de acordo com a Lei.
Além disso, ter um contrato de prestação de serviço é de suma importância também para que os arquitetos comprovem os serviços contratados, o preço e prazos ajustados para facilitar a cobrança dos honorários em caso de inadimplência do cliente.
Por esses motivos, não desvalorize a importância de ter um contrato elaborado por um profissional, assim, a possibilidade de ter problemas com seu cliente é mínima e você poderá focar seus esforços no que realmente importa: projetar e executar o sonho de seus clientes.
Compartilha esse conteúdo com seu amigo(a) arquiteto(a).