Governança corporativa nada mais é do que um conjunto de boas práticas para sua empresa. Esse conjunto é composto por regras, regulamentos, contratos, práticas e processos que visam dar transparência, segurança e crescimento sustentável para a empresa.
Não se enganem acreditando que apenas grandes empresas precisam de uma governança, pois boas práticas são necessárias em qualquer empresa, de qualquer porte, visando um crescimento saudável em todos os aspectos.
Listamos alguns exemplos dessas boas práticas:
1. FORMALIZAÇÃO DE CONTRATOS: formalize os contratos que envolvem a operação de sua empresa de modo a dar mais segurança aos negócios. Exemplos: contratos com fornecedores, prestadores de serviços e com clientes.
2. MECANISMOS DE CONTROLES INTERNOS: esses mecanismos estão ligados diretamente à organização e controle da empresa como, por exemplo, treinamento e capacitação de funcionários, controles de qualidade, auditorias, gestão de processos e pessoas e etc.
3. ACORDO DE SÓCIOS: é o documento particular realizado apenas entre os sócios da empresa definindo claramente as suas obrigações com a sociedade.
4. REGISTRO DE MARCA: é o registro que vai distinguir a sua empresa das demais. Esse registro abarca o nome empresarial, título do estabelecimento e domínio na internet.
5. FORMALIZAÇÃO DE CÓDIGO DE CONDUTA: é importante que a empresa atue de acordo com a legislação, regras e normas. Nesse código serão estabelecidos regras e princípios que devem ser seguidos pelos sócios, funcionários e colaboradores.
Gostou do conteúdo? Manda para seu amigo empresário/empreendedor que precisa saber e implementar práticas de governança corporativa em sua empresa.