Embora haja dúvidas acerca da necessidade e da utilidade de se registrar a marca de um negócio para muitos empresários e empreendedores, fato é que o registro de marca de uma empresa ou startup é muito importante, pois é esse registro que vai distinguir sua empresa das demais. Sabe aquele ditado “quem não é visto, não é lembrado? Pois é, a marca do seu negócio simboliza e tem a função, dentre outras, de ligar a marca ao serviço ou produto da empresa.
O que é marca de uma empresa?
É um registro que confere à empresa a propriedade e uso exclusivo da marca em todo território nacional, distinguindo ela das concorrentes. Esse registro estende-se também ao nome empresarial, ao título de estabelecimento e ao domínio na internet, por exemplo. Esse registro se dá mediante requerimento junto ao INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial.
Mas então, qual é o momento ideal desse registro?
Como é um instrumento que visa proteger a marca do seu negócio, o momento ideal seria obter o registro logo no início da empresa, para que outras pessoas não venham, no futuro, obter o registro antes e, assim, você não venha a ter prejuízos de perder a marca que te diferencia no mercado.
Contudo, isso não é uma regra e o registro da marca pode ser obtido a qualquer tempo desde que preencha os requisitos para tanto.
Vale destacar uma dica que irá facilitar o início da sua empresa e te ajudará antes mesmo de criar a marca do seu negócio: realizar uma consulta prévia no INPI. Essa consulta irá nortear suas ideias na hora de criar o nome, a logo e a marca do seu negócio.
Por fim, mas não menos importante, procure uma assessoria para te auxiliar nesse processo, pois ele tem vários requisitos que precisam ser preenchidos, como, por exemplo, apresentação de documentos e cumprimento de prazos.